Translate

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

CLODOVIL, CONTATOS COUTURE.

Há de haver sempre surpresas pelo caminho, e houve no meu caminho, nesse blog que resgata a memória de uma das principais figuras artísticas brasileiras. Essa surpresa veio com um contato de Daniella Borges, que conhecendo esse blog decidiu entrar em contato comigo para divulgar esses tesouros em suas mãos. É compensatório saber das possibilidades oferecidas pelo blog, contatos tão relevantes à memória de Clodovil Hernandes como esse que obtive. Trata-se de dois belos vestidos, testemunhos do talento de um grande costureiro. Peças de arte, as quais seriam grandes aquisições que contribuiríam para o enriquecimento de um arquivo de um futuro museu dedicado a moda nacional. Ambos os vestidos, segundo a atual proprietária, pertenceram a uma elegante senhora da alta sociedade paulistana. E eis os vestidos:


VESTIDO PINTADO


Belíssimo vestido pintado a mão, num trabalho requintado e delicado que confere ao modelo o título de Haute Couture.



O seu abotoamento traseiro atesta os pequenos detalhes que fazem toda a diferença, reafirmando assim toda a qualidade da alta costura. E segundo a própria Daniella, o vestido tem ainda uma faixa plissada, que deixa acinturado o vestido. Lindo.



Segundo Daniella Borges, a delicadeza da pintura é tanta que nenhuma lavanderia ousou lavar porque tinham medo de sair a pintura. E sendo assim ela teve de usar esse Clodovil um pouco sujo para não comprometer a integridade da peça. Consciência rara , tanto dela quanto das lavanderias, respeitaram uma obra de arte e como tal qualquer trato deve ser aplicado através de profissionais reponsáveis por acervos de pintura em museus.




VESTIDO E PELERINE NEGROS







A etiqueta atesta a procedência do vestido, esse vestido complementado por essa pelerine com acabamentos em pequenas faixas brancas indicam a sobriedade da elegância de um modelo alta costura. E sua proprietária, Daniella Borges, uma jornalista, sabe da importância histórica para a moda brasileira e também mundial que representam esses modelos. E agradeço aqui, a Daniella Borges, o seu abraço cordial,



Danian.

6 comentários:

Anônimo disse...

oi! num consigo ver as fotos :( por aqui não abre... volto amanhã. bjs mil.

Anônimo disse...

Puxa, eu também não consegui ver. Mas adorei os textos. Demais.

As Tertulías disse...

Que maravilha!!!!!!!!! Um museu para a moda brasileira... projeto difícil mas de um valor imenso! Boníssima idéia!!! Chapeau, amigo!

Danian Dare disse...

Põem dificil nisso, mas vou tentando. Obrigado,

Danian.

Fê Iasi disse...

Lindos e atualíssimos! Bjo!

Unknown disse...

Eu ainda era criança na época do programa TV Mulher, mas me lembro de assistir e ver as dicas dadas por Clodovil às telespectadoras e desenhar, ali, ao vivo, um modelo de vestido para uma festa, um jantar, um casamento. Achava tudo muito chique e sonhava em me casar com um modelo desenhado por ele. Agora vendo estas fotos, reconheço nelas os traços do Clodovil.
Parabéns pelo blog. Muito bacana.

Bjs