Translate

terça-feira, 27 de setembro de 2011

CLODOVIL, FRAGMENTOS DE UM PASSADO.




Uma história é recontada a partir de um simples fragmento, por mais ínfimo que seja, pode fazer alterações profundas sobre um fato. A foto partida, talvez rasgada por uma atitude de indignação, pode nos revelar o que houve antes de ser partida ao meio. Nada concreto, somente um estudo subjuntivo dos elementos que estão presente na composição da foto. Vemos o nosso jovem costureiro sentado em uma das cadeiras "napoleon" de seu salão de desfiles, do qual tinha um certo orgulho. Crôquis na mão e ele mergulhado em seus pensamentos, absorvido por um raciocínio do qual tenta um entendimento mais amplo para um domínio de uma determinada situação. Revemos o elementos, Clodovil, início do anos setenta, com esse corte de cabelo desbastado que na época chamou-se de pigmaleão, em função do mesmo corte de cabelo que Tônia Carrero usou na novela Pigmaleão 70. Crôquis em mãos e Clodovil a divagar. Mergulho nessa onda de pensamentos e aos poucos a situação se revela para mim. Serei eu um advinho, um medium, ou apenas uma pessoa bem informada? Não nos percamos com esse detalhes, mas deduzo que Clodovil está a pensar no que fez e no deixou de fazer por não ter sido convocado por Regina Doria para a criação de seu vestido de casamento. Já ouço sua palavra internas:"Oh, Meu Deus! O que fiz eu a Regina, a minha amada Regina! Terei eu cobrado além do possível por um vestido? Terá a Regina outras preferências estéticas além das minhas? Não! Já sei! Chocou-se com minha última noiva, a noiva das transparências. OH, como pode a Regina? Logo ela que é tão prafrentex (termo usado na época, que quer dizer moderno). Bom, mas pelo menos ela me trocou pela Georgina e não pelo Dener. Vai ver que ela, sendo uma pessoa de tão bom coração, quis ajudar aquela senhora tão esquecida no cenário da moda. Eu já sou uma estrela da moda nacional, deixo então que a Regina prestigie a coitada, tão precisada. Contudo a Regina estava linda, o vestido simples e correto para aquela longa touca em penachos trazida de Paris. AAAAhh! Regina, linda! Mas porém se tivesse feito o vestido comigo teria sido a noiva do ano!!! Mas pensado bem, quem sabe não foi uma daquelas tias da Regina que resolveu presentear a noiva com o vestido de casamento, para que ela não pudesse recusar e assim tendo que me dispensar. Ah, pobre, querida Regina, armaram uma contra nós. Estou chegando a conclusão que tem gente de que não gosta de mim, isto é, além do Dener e Ronaldo Esper, é claro". Então sendo esse momento reproduzido em foto, Clodovil vendo a maneira na qual se encontrava, rasga a foto ao meio, como a superar todos aqueles instantes de inquietude mental. Deixando assim esses fragmentos do seu passado para, agora, eu tentar recompor.





Danian.

Nenhum comentário: