Translate

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

CLODOVIL, O PRETO NO BRANCO














Clodovil e a Op-Art
Anos 60, anos da Op-art, o preto no branco na vida e na moda de uma geração. Formas e cores, numa geometria que geravam ilusões ótica.  Novos rumos para a humanidade, novas visões no horizonte. Primeiramente as figuras geométricas eram definidas como o papel de cada um na sociedade, lugares determinados e definidos , o preto no  branco na sociedade. Posteriormente essa imagens geométricas foram se distorcendo num reflexo do que acontecia na sociedade. O que era quadrado, o redondo  alternavam-se em formas não bem definidas, assim como as demais figuras geométricas. Num processo de busca de uma nova definição. Clodovil, vanguardista em termos de moda, captou essa transformação e a introduziu em sua moda. Clodovil já era considerado um gênio da moda, apesar de ser também conhecido como costureiro impossível que nem mesmo suas clientes o suporta.











Ronaldo Ésper comentou certa vez: " Eu 
fazia uma moda enxuta. Era até conhecido,
na época, como um estilista de reação à 
moda do Dener, do Clodovil e do José
Nunes. Que faziam uma moda bombom,
cheia de babadinho, laçarote, tudo muito 
rococó. A minha era completamente
diferente. Eu era o costureiro das
linhas puras." Porém a definição 
do Ronaldo Ésper sobre a moda 
que Clodovil fazia não condiz com
a verdade. Basta vermos a foto acima,
que nos mostra a moda de Clodovil,
de linhas puras e simples, de uma 
elegância atemporal.



Dener e sua amiga e cliente, Maria
Helena Alcântara Machado.

Clodovil  disse: " Numa de minhas primei-
ras  coleções, inspirada na Op-Art e toda
em preto e branco, Maria Helena Alcântara
Machado, que era cliente do Dener, entrou 
no camarim e falou:" Clodovil vou jogar o
meu guarda-roupa fora porque é tudo
velho!" Eu disse para ela: Obrigado,
querida, mas você não pode trair o seu
amigo...Ela continuou amiga do Dener 
até o fim.




Leilah Assumpção, modelo tanto de 
Clodovil quanto do Dener. Além de 
ter sido modelo na época, Leilah já
escrevia peças teatrais e posterior-
mente viria a escrever a peça: 
" Seda Pura e alfinetadas".
Peça feita na medida da perso-
nalidade de Clodovil.
 Assim como Clodovil fazia peças
nas medidas de sua moda.                       
Danian












Um comentário:

Claudia disse...

Registrando aqui, Danian, meu humilde comentário em "preto e branco"!
Como eram chiques as coleções do Clodovil! Combinação de cores, tecidos, corte perfeito, tudo impecável e de extremo bom gosto!
Estou adorando esse "revival"!
Grande abraço,
Claudia