Translate

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

SINTÔNIA ENTRE GÊNIOS


Entre Clodovil Hernandes e Yves Saint Laurent há similaridades em alguns aspectos de suas vidas. Ambos foram grandes estrelas no mundo da moda, Yves Saint Laurent teve um maior sucesso graças a nacionalidade que representava, de maior poder de influência mundial, principalmente na moda, na qual era suprema. Coube a Clodovil menor destaque, pois no cenário mundial o Brasil não gozava de uma grande relevância além do futebol, sol, mar, praias e políticos corruptos,e também da bossa que era nova. Foi dito que Charles de Gaulle, presidente da França, afirmou que o Brasil não era um país sério,
como seria séria a sua moda então? Yves Saint Laurent precedeu Clodovil em sua chegada ao mundo e também em sua partida, e isso numa distância de tempo similar de quase um ano. Assim sendo morreram com a mesma idade, aos 71 anos. Ambos tiveram na presença materna seu vínculo existencial maior, sendo Dona Isabel mais cultuada pelo seu filho. Saíram de suas origens para buscar os centros da moda, Saint Laurent tendo Paris como destino e Clodovil, São Paulo, ambos em meados dos anos 50, e Yves antecedendo Clodovil em mais ou menos um ano. Yves Saint Laurent criaria sua griffe em 1962, dois anos após sua saída da Maison Dior. Já Clodovil se estabeleceria por conta própria no ano de 1962 também, após trabalhar nas lojas Scarlett e La Signorinella e de ter ganho as suas duas agulhas: A de ouro e a de platina. Em frente a esses pontos em comum percebemos que tiveram atitudes diferentes por serem personalidades diferentes, porém dotados do mesmo propósito: embelezar as mulheres. Saint Laurent era extremamente frágil, encontrou sua resistência em Pierre Berger, companheiro de toda uma vida. Enquanto que Clodovil, mais articulado e resistente, usou de sua argúcia para estabelecer-se num ambiente hostil de uma sociedade arcaica e machista. Na delegação de atributos pela vida foi dado a Clodovil uma capacidade de superação maior porque maior seria a sua luta. Do abandono na sua infância à sua participação política em Brasília, Clodovil brigou muito para perseverar, teve de brigar para se impor. A luta de Clodovil foi maior que a de Yves Saint Laurent para se impor na vida e na moda. O sucesso de Yves Saint Laurent foi maior, mas a superação de Clodovil perante os obstáculos da vida foi maior. Saint Laurent jogou-se aos vícios, do álcool, das drogas, Clodovil nunca usou desses recursos para atenuar o seu sofrimento. Ambos se amarguraram em suas vidas, só que Yves se tornando um recluso e Clodovil mais ferino em suas articulações, com um certo humor às vezes. Nesses 71 anos de ambas vidas, nas quais as últimas quatro décadas, ambos foram figuras públicas permanentes perante gerações e gerações.

Porém, apesar de Yves Saint Laurent está sempre a frente de Clodovil, mais ou menos que um ano, às vezes Clodovil o antecipava. E essa antecipação confirma a similaridade de talentos, para não dizer igualdade. Na construção de um vestido para o seu desfile no Museu da Escultura realizado em São Paulo no final de !991, Clodovil fez o que Yves Saint Laurent faria uns 10 anos depois. Um vestido similar ao outro, um Clodovil similar a um Saint Laurent, a mesma forma, a mesma estrutura, as mesmas divisões e os mesmos elementos decorativos. Não digo que são exatamente iguais, pois cada um deles imprimiu o seu estilo próprio, Clodovil na sua dualidade de cores, enquanto Saint Laurent na sua diversidade de cores. Quando muitos acusam os estilistas nacionais de copiar o figurino estrangeiro, poucos observam a antecipação de alguns grandes talentos perante os talentos de fora. Sendo assim decretada a superioridade do estilista estrangeiro e de sua moda. Aqueles como Clodovil que não obtiveram uma observação e divulgação de suas capacidades de criação por parte de jornalistas especializados, sofreram pelo não reconhecimento de seus talentos. Sendo por isso relegados aos últimos planos na escala de valores.

A SIMILARIDADE ENTRE DOIS TALENTOS: Semelhantes, embora não exatos, glamour e sensualidade interpretados por estilos diferentes. A estrutura, as divisões, e os mesmos elementos decorativos: laços, rosas, e echarpes, além da mesma forma dos brincos, única jóia usada em ambos modelos.


CLODOVIL, ousa num decote profundo e tem na dualidade do preto e o branco as divisões da estrutura sensual do corpo de seu vestido.

JÁ SAINT LAURENT, o tomara-que-caia é reto, as cores em suas diversidades, bem características do estilo Saint Laurent, tornam-se selvagens ao ter como modelo a sudanesa Alek Wek.





Das passarelas ao making off de um vestido Saint Laurent. Todo um processo da uma arte, a arte da alta costura, na qual Saint Laurent foi um dos seus grandes mestres. Alek Wek incorpora o glamour exótico dessa criação de Saint Laurent.
DANIAN

2 comentários:

Fê Iasi disse...

Claudia Liz no auge... Acho o vestido do clodovil superior aos de YSL... Bjo!

Pandora disse...

Eu não entendo nada de moda, talvez por isso tenha achado o vestido de YSL um pano de chã feioso!!! Achei lindo o vestidinho branco e a modelo ultra glamorosa!!!