Translate

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

YVES SAINT LAURENT HAUTE COUTURE






Alta, altíssima costura, ofício do luxo, representação mais elevada do vestuário. O exercício elaborado da arte do bem vestir, síntese de aspirações e sonhos tanto de seu criador, o costureiro, quando de uma clientela rica e exclusiva, ávida pelo requinte e distinção que ela oferece. Nesse mundo exclusivo e cheios de rituais, a arte da construção da roupas é desenvolvida de forma obsessiva. Pois horas e mais horas são empregadas na elaboração de um vestido, do croqui da prancha de desenhos do estilista ao corpo esguio de um manequim na passarela, várias mãos se empenham nesse trabalho. Um traje da alta costura, junto ao corpo e personalidade de sua consumidora torna-se em uma obra de arte ambulante. O mérito de toda obra vai para aquele que rege todo esse mundo, o estilista, cujo nome se transforma em marca a representar seu produto. Clodovil representou esse mundo aqui no Brasil, enquanto que, Yves Saint Laurent representou-o no mundo, a partir da França. Por várias vezes, quando muitos decretavam a morte da alta costura, Saint Laurent realizava desfiles de muito luxo e riqueza, fazendo-a ressurgir como uma phoenix das cinzas. E é na passarela que essa phoenix ressurge vigorosa como arte eterna, porque eterna é a busca pela beleza, pela perfeição. Nesse palco estreito e comprido é onde manequins dão corpo às roupas assim como atrizes dão corpo aos personagens. E elas em seus movimentos, interpretam aqueles vestidos como personagens, conforme é pedido por cada traje. Num ambiente a altura de suas criações, Saint Laurent apresenta essa encenação de sua arte: Yves Saint Laurent haute couture fall winter 1995. E logo abaixo, por detrás da cortina vermelha, esta ele a observar a concretização de seus sonhos. Assim como Clodovil, Saint Laurent era feito de sonhos.














A obsessão pela perfeição da alta costura transforma seus criadores em pessoas obsessivas. Agem muitas vezes como deuses supremos, querendo determinar um mundo, não permitindo e admitindo interferências. Essa obsessão, o perfeccionismo, levou-os a um certo desequilíbrio que os tornaram pessoas difíceis. Mas são eles realmente deuses, porém num mundo criado por eles. Assim transformam a Alta Costura em um universo, no qual eles são os astros a reger órbitas de mundos ao seu redor. Daí o título de rei sol da moda atribuído a Yves Saint Laurent.

DANIAN

Ps: """Como é custoso um traje da alta costura, nada impede de você possuir parte desse mundo. Não é piada, você pode comprar PARIS."""


Nenhum comentário: