Translate

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CLODOVIL, COZINHANDO COM ARTE.




Clodovil, artesão nato para todas as artes. Não bastasse os seus dons artísticos para várias áreas como a moda e a decoração, eles se estendiam mais além. Estendiam-se para as artes das calorías, as artes culinárias. Testemunhar ocular e sobretudo testemunha do paladar da história da boa mesa brasileira, Clodovil vivenciou a cozinha do interior paulista do início do século passado, a cozinha espanhola de sua família adotiva. a cozinha refinada dos salões da alta sociedade, dos gran chefs du cuisine. Resumindo todo uma variedade degustativa de sabores e temperos enriquecedora, desenvolvendo assim a sua percepção e conhecimento sobre as artes culinárias. Não sei se houve por parte de Clodovil a intenção de conseguir um bom pretendente para marido no seu interesse em aprender e desenvolver seu dotes culinários, pois falava-se que se prendia um homem pela boca do estômago. Se isso fosse verdade, Clodovil teria tido um harém de homens, sucumbidos pelos seu talento à mesa. Caso fosse publicar um livro sobre as artes culinárias de Clodovil, faria-se necessário vários volumes para abarcar todos os seus conhecimentos culinários. E levando em conta que por detrás de uma receita tem sempre uma boa história para se contar, creio que Clodovil teria várias, e acrescentando essas histórias ao livro de receitas teriamos uma biografia culinária de Clodovil Hernandes. Assim mais extenso se tornaria esse livro. Um rico livro em receitas culinárias e histórias, já sonho com os volumes: Clodovil e o interior paulista, Clodovil e os grand chefs, Clodovil e suas origens espanholas... Temperos era com o temperamental Clodovil que se dependendo do seu humor e estado de espírito jogaria muitas inimizades para dentro de um cadeirão para cozê-los com sal, vinagre e muita pimenta. Bom, ainda bem que esse não é o nosso caso, propus-me uma busca pela internet de receitas de Clodovil, encontrei algumas e nessa postagens apresento-as com suas localizaçôes na Web. Vendo que suas receitas permaneceram nas lembranças de muitos, assim como Clodovil também.




CLODOVIL COZINHANDO NA TV COM PATRÍCIA SCHMIDT












MEMÓRIAS DEGUSTARTIVAS DE CLODOVIL POR PRISCILA BENEDUCCI. As receitas de Clodovil comentadas e avaliadas por Priscila Beneducci. Ela acompanhava o programa A Casa é Sua, e testava em casa as receitas de Clodovil. E concorda com Clodovil em várias de suas observações culinárias.



PIZZA DE ARROZ DO CLODOVIL


FAGOTTINI AO CREME DE COPA DE CLODOVIL


CREME DE FEIJÃO DE CLODOVIL






BOLO DE BATATA CLODOVIL




BOLO DE LARANJA DO CLODOVIL


BOLO DE BATATA ESPECIAL DE CLODOVIL

BOLINHO DO CLODOVIL

"""E É NATAL!!!"""





E um chá quente a esperar por tantas delícias.



MAIS RECEITAS:

BOLO DE FUBÁ
Aquí a receita de um bolo em homenagem a Clodovil já não se encontra mais, mas vale ver o comentário.

CONSERVA DE QUIABO DO CLODOVIL

Clodovil contou que uma vez, havia já um certo tempo, ele teve que ir a um casamento em Ribeirão Preto, interior paulista. E ele foi de limusine presidencial, aquela coisa besta de costureiro de antigamente, nariz lá em cima e tudo, complementou Clodovil. Na viagem de volta, ele teve uma dor de barriga mortal e ele foi obrigado a parar umas dez vezes para ir ao cafezal! Você quer coisa mais deprimente? perguntou Clodovil, uma limusine parada na estrada e eu alí no cafezal. Mas são coisas que acontecem a qualquer um, meu amor. Ou você acha que o Papa não tem dor de barriga? A par desse relato de Clodovil, sugiro também um livro de receitas medicinais caseiras para tratamento dos excessos e dos problemas provocados pela ingestão de certos alimentos. Clodovil conhecedor da história da vida de gente simples do interior paulista, certamente conhecia sua medicina caseira. Além de todos os outros segredinhos de cuidados do lar, tão peculiar a aquele povo singelo e voltado para a natureza.

Danian





7 comentários:

Unknown disse...

Adorei seu blog, quem me indicou foi a Fê Iasi!! Lindo de ver e de ler. Mais tarde vou passar para ler mais.

Fê Iasi disse...

Esse quiabo eu cheguei a ver pronto, mas ainda não era época de consumir, sofri com isso...rsrsrsrs... Bjo lalique!

Anônimo disse...

oi! adoro esses videos, apesar de não curtir muito comida... vc viu na revista trip sobre diversidade uma mateira sobre o Clo, sobre um carro que ele lançou??? não sabia, adorei! se quiser te mando a materia. bj bj bj

Rosaluz disse...

Gente que coisa linda!!! Eu estava vendo uns videos do Clodovil pois as vezes me pego com saudades dele...ai me lembrei de um bolo de fubá que ele fez no programa, fui procurar e parei aqui. Grata surpresa!!! Bjs

Danian Dare disse...

Seja então bem vinda, cara Rosaluz, que bom que gostou desse espaço dedicado a memória de Clodovil Hernandes. Aproveitei a sua visita e acabei por conhecer o seu blog, sabe Rosaluz. Clodovil adorava crochê. E pelo que vi no seu blog, você o faz muito bem. Vou aproveitar a sua visita nessa postagem para atualizar-la, pois já faz um tempo que a fiz e andei mudando a estrutura do blog. Obrigado pela visita.

Solecita disse...

Oi, tudo bem ... tô procurando uma receita de um pavé de laranja que o Clodovil fez...era com bolacha champanhe...delicioso... lamentavelmente, o meu caderno estragou e perdi essa receita preciosa...se tiver, agradeço me compartir ela... obrigada.

Unknown disse...

Queria tanto a receita de torta de cebola q ele fez fiz uma vez perdi a receita😭😭😭